quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PRIMEIROS HABITANTES: OS ÍNDIOS

FONTE: BLOG HISTÓRIA DE UPANEMA - PROFESSOR SILVA JÚNIOR

Os primeiros habitantes da região que hoje corresponde ao município de Upanema foram os índios tapuias (de língua travada), da nação dos Tarairius e da tribo Pegas. Os tapuias habitavam o interior de praticamente todo o nordeste, desde a Bahia até os sertões de estados como Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dividiam-se em várias tribos e grupos.

“Os mais abalizados estudos apresentam como tendo pertencido ao grupo TARAIRIÚ, as seguintes tribos tapuias, muito citadas em nossa historiografia nordestina do período colonial: JANDUÍS, ARIÚS, ou PEGAS (liderados pelo “rei” Pecca), SUCURUS, CANINDÉS, JENIPAPOS, PAIACUS, PANATIS, JAVÓS, CAMAÇUS, TUCURIJUS, ARARIÚS, COREMAS”. (MEDEIROS FILHO, 2003, p. 41).

Outros nomes também são atribuídos aos nossos Pegas como Ariús, Ariás, Uriús e Ária. Eles habitavam desde as imediações do Vale do Açu até o Seridó. Há relatos de passagem dos Pegas também por cidades da Paraíba como Catolé do Rocha, Pombal e Patu que pertencia a Paraíba.
Baseado em antigos cronistas, Olavo de Medeiros Filho faz uma descrição apurada da aparência física dos tapuias e alguns de seus usos e costumes. Segundo ele:

“...Aqueles tapuias eram muito robustos, dotados de incrível força física. Possuíam uma cor atrigueirada, “um espessa pele bruna”. As mulheres eram consideradas bonitas de cara apresentando-se gordas e grossas. O olhar selvagem dos tapuias impressionava os cronistas. Possuíam as cabeças grandes e largas.....Em tais cabeças, encontra-se a origem dos “cabeças chatas” nordestinos.... seus cabelos eram pretos, espessos e ásperos..... Andavam inteiramente nus; apenas os homens atavam um cendal às suas partes genitais, e as mulheres usavam uma espécie de avental em torno dos quadris, confeccionado de folhas frescas. Os tapuias pintavam-se à maneira dos demais silvícolas: com tintas extraídas do jenipapo e do urucu. Portavam lindas penas de aves, introduziam ossos, penas, pedras e pedaços de madeira nas orelhas, narizes, bochechas e lábios. Calçavam sandálias, feitas da casca de uma árvore chamada caraguatá. Depilavam-se, inclusive as sobrancelhas”. (MEDEIROS FILHO, 2003, P. 41-42).

Alguns historiadores também relatam que os tapuias praticavam o endocanibalismo que é a antropofagia praticada com relação aos membros do próprio grupo, mas também eram adeptos da antropofagia para com os inimigos. Quando algum dos seus adoecia, eles sabiam utilizar as ervas medicinais que retiravam da natureza para tentar a cura, mas se esta não fosse possível, eles se despediam do doente e o matavam. Não escapava nada do cadáver, tudo era devorado com apetite voraz: além da carne, os ossos e até os cabelos eram comidos. O básico da alimentação desses índios era a caça e pesca além da extração ou coleta de produtos naturais não cultivados como o mel, raízes e ervas. Quando uma mulher dava a luz, era cozido o umbigo e a placenta e depois comidos. Caso desse a luz a uma criança morta, esta também servia de alimento.
Os nossos índios eram também adeptos da poligamia, ou seja, tinham mais de uma mulher ao mesmo tempo, chegando alguns, a terem mais de cinqüenta.
Por sua vez, devido à aspereza da vida nos sertões, as constantes guerras, sejam contra o homem branco ou contra tribos rivais, as crianças tinham que se adaptar rapidamente ao ambiente. Por isso, as crianças começavam a andar por volta dos dois meses de idade. É ainda nesse período que vão aprender a nadar, sendo jogados na água! Treinados desde muito cedo, os tarairiús eram temidos até mesmo pelas outras tribos devido a sua ferocidade sem igual. “Os tarairiús igualavam-se às feras, na velocidade do correr, atividade a que podiam se dedicar um dia inteiro. Às vezes, carregavam sobre os ombros um tronco de carnaúba, correndo com o mesmo três ou quatro léguas sem descansar”. (MEDEIROS FILHO, 2003, P. 47).
Não usavam o arco e flecha e sim, dardos envenenados lançados com uma espécie de canudo, e com o menor arranhão em seus oponentes vinham a causar a morte. Outra arma que utilizavam era um tipo de tacape, um pau pesado, mais grosso em uma das extremidades. No período da Guerra dos Bárbaros ou Guerra do Açu, a relatos de índios utilizando já armas de fogo. (ver figuras 4 e 5).
De um modo geral, os índios eram nômades, ou seja, não tinham moradias fixas. Isto descarta a antiga história difundida em nosso município que eles habitavam a Baixa das tropas, hoje sítio Lagoa Vermelha. Se eles habitaram lá, foi por um breve período de tempo pois, como eles não tinham moradias fixas eles andavam por toda a região, se prendendo por um curto período de tempo onde as condições fossem mais propícias, ou seja, locais que tivessem abundância de caça, pesca e extrativismo como a coleta de mel, frutos e raízes, visto que eles não praticavam regularmente a agricultura. Isso pode ser facilmente explicado pelas intempéries do clima da região, sempre sujeito a secas, o que os obrigava a uma constante busca de água e alimentos.

“...Não tinham aldeias nem casas ordenadas, passando a vida completamente ao ar livre. Mudavam frequentemente de acampamento, ao sabor das contingências alimentares. Os tapuias evitavam as marchas noturnas, com medo de cobras e serpentes, somente iniciando suas viagens após haver o sol desfeito o orvalho dos campos. Nos meses de novembro, dezembro e janeiro, quando o caju começava a madurecer, eles vinham para o litoral, pois eram raros os cajueiros no sertão....... Os tarairiús levantavam ramadas, em forma de um V invertido, com a finalidade de servirem de abrigo contra o sol ardente ou a chuva. À noite faziam imensas fogueiras, ao longo das quais estendiam suas redes para se aquecerem.... Quando acampados, procuravam iniciar o dia com um banho de rio, após o que esfregavam-se com areia grossa, banhando-se novamente em seguida..... Por ocasião das mudanças de acampamento, tomavam a medida de atear fogo ao mesmo......As mulheres e crianças transportavam as armas, as bagagens e os trastes...... Chegando ao local destinado ao novo acampamento, iam os tapuias cortar arvores, cravando os galhos e ramagens à beira dos rios para desfrutarem da sombra. Os homens saiam a apanhar peixes, ou para a caça e recolher o mel silvestre, enquanto as velhinhas dedicavam-se ao fabrico da farinha e seus pães. As mulheres cuidavam das lides culinárias, preparando as comidas e bebidas”. (MEDEIROS FILHO, 2003, P. 48-49).

Com o desenvolvimento da pecuária extensiva e sua expansão para o sertão da província, o Tapuia, que era temido pelo homem branco devido a sua ferocidade, força e velocidade, se tornou um empecilho para a colonização e o incremento dos criatórios de gado, haja vista que os índios não aceitavam facilmente a presença dos brancos.
Era preciso desocupar o território, pois:

“O gado bovino era essencial para os engenhos açucareiros da Zona da Mata nordestina: além de fornecer alimento para a população que se concentrava na faixa litorânea, era a força motriz dos primitivos engenhos. Como as terras dessa faixa eram ocupadas preferencialmente com a lavoura da cana-de-açúcar, fonte da riqueza de então, a criação de gado foi se interiorizando cada vez mais e acabou se tornando a principal atividade econômica das terras secas situadas sertão adentro”. (MONTEIRO, 2002. Pág. 100)

Os índios estavam causando danos, matando os colonizadores e vaqueiros da mesma forma matando o gado que pensavam se tratar de caça. A solução encontrada foi à eliminação dos nativos que se opusessem aos interesses dos colonizadores, pela força, morte ou rendição.
Os indígenas reagiram o que deflagrou o conflito que ficou conhecido como a Guerra dos Bárbaros ou Guerra do Açu no final do século XVII e que se prolongou até a década de 20 do século XVIII. Foi aí onde os últimos pegas da nossa região ou foram mortos, capturados, aldeados ou fugiram.

“A Guerra dos Bárbaros teve seu início no ano de 1683, sendo o seu epicentro a Capitania do Rio Grande. Como conseqüência de tal guerra, milhares de tapuias foram degolados, suas mulheres e crianças tornadas prisioneiras....... Outros milhares abrigaram-se junto as missões religiosas, escapando à morte ou à escravidão. Os que puderam, fugiram para o Piauí e Maranhão”. (MEDEIROS FILHO, 2003, P. 56).

Os últimos Pegas ficaram na Aldeia da Serra de Ibiapaba, em Viçosa no Ceará. Aldeia da Campina Grande na atual cidade de Campina Grande, na Paraíba. Aldeia dos Pegas que corresponde hoje ao município de Pombal na Paraíba. Aldeia Sant’Ana do Mipibu, atual São José do Mipibu no Rio Grande do Norte e na Missão dos Pegas localizadas na Serra de João do Vale no atual município de Belém do Brejo do Cruz na Paraíba.
Deste modo, após uma intensa miscigenação, os últimos Pegas vão desaparecer do nosso estado. Em 2000, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou a presença de 3168 Índios no Rio Grande do Norte. Em Upanema, quatro pessoas se declararam índios. (Censo 2000 – IBGE).
É a partir deste momento, segunda metade do século XVIII, que os primeiros homens brancos começaram a se fixar de forma mais fácil e gradual em nossa região, pois, não existia mais o índio bravio para impedi-los.
Em Upanema não foram encontrados vestígios indígenas de grande importância, mas alguns locais de possíveis passagens dos índios ainda precisam serem melhor estudados, como os sítios Riacho Fundo, Umarí e Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 10 BLOGS E MAIS DE 500 LINKS